Limpeza de Pêssach

35993_1322974444946_6006587_n

Na maioria dos lares judaicos, os preparativos para Pêssach iniciam-se logo após a festa de Purim, em torno de um mês antes de Pêssach. O objetivo de tamanha antecedência é o cuidado minucioso que deve ser atribuído a cada um para eliminar totalmente o chamêts de sua propriedade, seja ela sua casa, escritório, automóvel, etc.Para eliminar todo o chamêts, alguns cuidados são tomados. A limpeza é planejada para que todos os aposentos sejam muito bem limpos.o escritório, carro, etc.Além de toda a casa, os seguintes lugares devem ser conferidos para assegurar-se que estão livres de chamêts: escritório, carro, bolsos das roupas (especialmente de crianças) livros de bolso, bainhas de calças, punhos de roupas, além do aspirador de pó (o saco descartável deve ser removido e a caixa limpa, caso seja saco não descartável, o mesmo deve ser lavado).Alimentos para animais de estimação geralmente contêm chamêts. Consulte um rabino para saber como proceder.

Quartos (um por dia) – Lavar e limpar

Cortinas, janelas, persianas, paredes, portas, maçanetas, rodapés, estrados da cama, em baixo do colchão, encostos das camas, limpar quadros e porta retratos, passar lustra móvel nos armários se forem de madeira, dentro e fora ou se for de outro material limpar com pano úmido e sabão neutro.. Lavar colchas e edredons, travesseiros colocar para ventilar e/ou lavar.

Aspirar e lavar bem o piso, não esquecendo das frestas. Por dentro dos roupeiros tirar os objetos por partes, separar o que é para doar e o que volta para dentro dobrando ou pendurando e separando por cores ou tipos (saias com saias/camisas etc.) ou por ocasiões (social, esporte, festa etc.). Padronizar cabides e separar as roupas que precisam de reparos. Aproveitar se a sapateira fica nos quartos para lustrá-los.

Sala

Repetir o processo dos quartos. Tampos de mesas com vidro removíveis devem ser retirados e lavados com esponja umedecida com água e álcool. Nas bordas e cavidades da mesa onde foi retirado o tampo, retirar a sujeira que ficou impregnada de pó ou…chamêts. Aspirar poltronas e sofás; se forem de couro ou material sintético lavar com esponja e sabão neutro. Secar bem. Se for de tecido, tirar manchas, passar aspirador com vapor quente se houver, ou simplesmente limpá-lo bem.

Banheiros

Azulejos e lustres podem ser lavados. Armários devem ser lavados. Separar todo o material de higiene em uma prateleira ou armário que não será usado durante Pêssach reservando lugar limpo para os produtos de higiene da lista Casher para Pêssach (shampoos, sabonetes, escovas de dente novas e pasta de dente, bem como cosméticos que fazem parte da lista).

Área de serviço

Azulejos, secadores de roupa e lâmpadas podem ser lavados. O tanque deve ser lavado, bem como o piso. Sacudir os bolsos de mochilas, bolsas, pastas etc., removendo todos os resíduos

Cozinha

O melhor é lavar toda a louça que estiver dentro dos armários, toalhas e panos de louça. Se for trancá-los e vendê-los em Pêssach, não é necessário proceder dessa forma. Azulejos, lâmpadas etc., é opcional lavar. O dever é limpar e remover muito bem todo resíduo das geladeiras, fogão, lava-louças, microondas, forno, etc., além de armários, frestas, pias e ralos (colocar Diabo Verde ou Soda Cáustica após a pia ter ficado 24h sem uso para remover o chamêts).

Limpar bem todos os eletrodomésticos, retirando a sujeira concentrada nas pás e fios ou lâminas (batedeira, processador, liquidificador etc.).

Não esquecer de retirar e lavar todas as lixeiras da casa. Limpar o saco do aspirador jogando fora o saco se for descartável ou lavando, caso seja de tecido.

Como a cozinha é a parte da casa que merece um cuidado especial e minucioso já que concentra mais vestígios de chamêts, verificar mais detalhes em nosso guia de Pêssach sobre casherização de utensílios.

Como Preparar a cozinha para Pêssach :

FOGÃO

Se possível, devem ser trocadas as grelhas. Caso contrário, devem ser aquecidas até ficarem incandescentes. A mesa do fogão deve ser limpa e casherizada posteriormente derramando sobre ela água fervente e passando uma pedra ou ferro em brasa para que a água continue fervendo. Após este procedimento, sugere-se cobrir a mesa do fogão com folha de alumínio. Se a mesa for esmaltada, deve ser bem limpa e depois coberta com uma folha de alumínio grossa ou chapa. As bocas devem ser bem limpas e depois o fogo é aceso no máximo para eliminar resíduos de chamêts. Os botões do gás devem ser retirados e limpos (há quem costume cobri-los com contact ou folha de alumínio).

FOGÃO ELÉTRICO

Deve ser aceso no máximo até a chapa avermelhar. Sobre a mesa restante joga-se água fervendo, passando na água uma pedra ou ferro incandescente.

FORNO

As grades devem ser aquecidas até ficarem incandescentes. O forno deve ser bem limpo com um produto especial que remova toda a gordura. Em seguida, deve ser aquecido na temperatura máxima durante duas horas. Se possível, as paredes internas devem ser revestidas, bem como o teto, o chão, a parede interna da porta com folhas de alumínio grossa.

FORNO AUTOLIMPANTE

Há dois tipos de autolimpante: aquele que chega até cerca de 500ºC se casheriza automaticamente, ao ser limpo na temperatura máxima até o final do ciclo. Porém, o forno que não chega a esta temperatura deve seguir a limpeza do forno normal.

FORNO DE MICROONDAS

Deve ser limpo internamente com produto de limpeza e ficar 24 horas sem uso. Em seguida, coloca-se um recipiente não usado nas últimas 24 horas com água limpa, deixando o forno ligado até formar bastante vapor. Se possível, este processo deve ser feito três vezes, enchendo o recipiente sempre com água fria. Depois disso, o interior deve ser limpo. Se possível, deve ser trocado o prato de vidro ou coberto com isopor ou plástico grosso. De preferência, ao usar este forno para cozinhar, é prudente cobrir por completo os alimentos.

PIA

Cubas de porcelana, cerâmica ou esmaltadas não podem ser casherizadas. Neste caso, devem ser limpas e cobertas com chapas especiais para Pêssach por todos os lados (pode ser usada folha de alumínio grossa, em duas camadas).

Cubas de metal, mármore ou granito podem ser casherizadas. Para tanto a pia não deve ser usada com alimentos quentes por 24 horas antes da casherização e deve ser meticulosamente limpa.

É jogado no ralo um produto desentupidor para destruir qualquer vestígio de chamêts.

Em seguida, seca-se a pia. Posteriormente, é despejada água fervente de uma chaleira ou panela nova, ainda borbulhando, atingindo todos os cantos da cuba, balcão, torneiras, ralos, etc.

Enquanto a água é despejada, deve-se passar sobre a pia uma pedra ou ferro incandescente para fazer a água borbulhar. É costume forrar a pia com folha de alumínio após a casherização.

LIQUIDIFICADOR, BATEDEIRA, MULTIPROCESSADOR

A máquina deve ser bem limpa e, de preferência, envolvida em papel alumínio. Um novo copo, novas faquinhas para o multiprocessador e liquidificador, e novas pás e tigelas para a batedeira devem ser compradas.

GELADEIRA E FREEZER

Devem ser descongelados e limpas as paredes internas, prateleiras e gavetas com um pano úmido e produtos de limpeza; na borracha da porta, deve ser usada uma escovinha também para melhor limpeza de resíduos infiltrados. Há o costume de cobrir as prateleiras com borracha, plástico ou alumínio.

ARMÁRIOS

Devem ser bem limpos e forrados.

MESAS E BALCÕES

Se possível, água fervente deve ser jogada à semelhança da pia; caso possa estragar a mesa, deve ser limpa e forrada. Basta limpar bem a mesa da sala, sobre a qual não se coloca nada quente com perigo de estragá-la, e cobri-la com uma toalha. A mesinha do cadeirão das crianças também deve ser casherizada. Pode ser coberta com papel contac.

TOALHAS DE MESA (MENOS AS DE PLÁSTICO) E GUARDANAPOS

De preferência devem ser reservados para uso exclusivo de Pêssach. Se não for possível, as bordas devem ser escovadas para retirar possíveis resíduos de chamêts, e as toalhas lavadas com água quente, sem engomar.

*(Fonte: Pt.Chabad.Org )

Os utensílios que usamos durante todo o ano para Chamêts não devem ser utilizados desde a véspera de Pessach, até finalizada a Festa; Deve-se lava-los bem, e guarda-los em lugar bem fechado.  Hoje em dia está ao alcance de quase todos ter louça  especial para Pessach.Entretanto, para aqueles que não é possível, poderão usar a vasilha normal depois do processo da Hagalá (escaldadura), excepto os utensílios de porcelana ou cerâmica que não são susceptíveis de escaldar.Devido a que são múltiplos os casos e os detalhes, assim como os costumes sobre este procedimento, aconselhamos a consultar a autoridade rabínica da comunidade.

*Aqueles que não puderem estar adquirindo novos utensílios para Pessach, orientamos fazerem uso dos DESCARTÁVEIS.

Um comentário sobre “Limpeza de Pêssach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s