RECEITAS PARA PÊSSACH

RECEITAS PARA PÊSSACH –  Por  Yossef Riber

Pão de  batata para Pessach  – falso pão de queijoby Gilda Zukin
3 batatas grandes bem cozidas e amassadas
500 gr polvilho azedo ( liberado para Pessach)
2 ovos
1/2 copo de óleo de algodão
1 copo de água do cozimento, sal.
Modo de Fazer:
Amassa bem as batatas, junta os ovos e o polvilho, mistura bem Adicione o óleo e a água da batata aos poucos, até dar o ponto. Faça as bolinhas e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré aquecido 200 ° C até dourar.
 Brownie de Pessach
2 xi de açúcar
3 ovos
1/2 xi de óleo de algodão
1/2 xi de cacau em pó
1 xi de polvilho doce
Preparo
Bata os ovos com o açúcar, até espumar. Adicione o polvilho e o chocolate. Aqueça o óleo e junte a massa. Bata até a massa criar bolhas de ar. Asse em assadeira média em forno pré aquecido a 200 °C por 25 minutos. O ponto varia de acordo com o gosto de cada um. Podendo ser mais cru, ou mais assado, porém não deve ficar muito no forno, pois pode ressecar.
Sequilhos  de Pessach
500 gr polvilho doce
100 gr de coco ralado
4 ovos inteiros
1 xicara de açúcar
1 xicara de óleo de algodão
Preparo: Bata os ovos, o açúcar e o éleo. Adicione o coco e o polvilho. Sove bem. Modele pequenas bolinhas e asse em forno aquecido a 180 °C. Não deve dourar pois fica seco demais. Veja se dourou levemente o fundo, e está pronto os sequilhos.
 Hamin (tcholent) para Pessach
1 kg de músculo
2 cebolas grandes picada
1/2 xi óleo de algodão
2 colheres rasa de açúcar
sal a gosto
2 batatas médias cortadas em 4
2 batatas doce cortadas em rodelas grossas
4 cenouras cortadas ao meio
2 cebolas cortadas em tiras
Preparo:
Caramelize o açúcar com o óleo, levemente. Adicione as cebolas picadas e a carne. Doure bem. Adicione sal e água que cubra a carne, cozinhe por 30 minutos. Junte os demais legumes, finalizando com as cebolas em tiras. Adicione mais água para cobrir os legumes, cozinhe até que comece a amolecer. Neste ponto está pronto para ser posto na chapa de Shabat, ou cozinhe até que a carne e os legumes estejam no ponto de serem consumidos, e o caldo encorpado.
☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕☕
Suco de Uva le Pessach
(Agradecemos imensamente ao Reb Avraham Arbeter da fábrica de vinhos casher “Guefen” pela receita)

Nas primeiras duas noites de Pessach “Leil Hasseder” temos que tomar quatro copos de vinho. Você que mora em uma cidade aonde os vinhos casher ainda não chegaram pode fazer um suco de uva verdadeiro,  benção “bore pri hagafen” , e cumprir a Mitzvá de tomar os quatro copos de vinho sendo que pela Halachá um suco de uva verdadeiro também é considerado vinho e serve para o Kidush. Essa receita pode ser usada também para fazer o seu suco de uva “bore pri hagafen” para todos os Shabatot do ano principalmente se você tem crianças em casa (eu também faço assim)Modo de preparo

1- Compre uma panela de pressão nova para Pessach (e guarde ela para ser usada só em Pessach) todos os utensílios usados para o preparo desse suco para Pessach também devem ser “Kasher Lepessach” , ou seja, devem ser novos ou eram novos quando você comprou e você usou eles somente para Pessach.

2- Compre uvas de qualquer tipo, lave as uvas, separe elas dos galhos e coloque elas dentro da panela.

3- coloque a mão sobre as uvas e adicione água e açúcar . Essa água e açúcar tem que preencher somente os espaços entre as uvas e você coloca a mão encima para elas​ não flutuarem encima da água com açúcar sendo que a água com açúcar tem que preencher somente os “buraquinhos” entre as uvas mas não pode cobrir elas por cima nem se acumular separadamente no espaço de baixo caso elas flutuem, por isso você não deixa elas flutuarem.

4- Tampe a panela de pressão , acenda o fogo e deixe somente começar a ferver desligando no primeiro vaporzinho da pressão.

5- Penere o conteúdo da panela para uma jarra apertando e amassando totalmente as uvas dentro da peneira com uma colher até que todo o suco passe pela peneira e sobre dentro da peneira somente uma polpa .

6- Coloque o suco em garrafas (como dissemos antes, todos os utensílios dessa receita devem ser casher Lepessach)

7- Mantenha o suco na geladeira . Se você fizer ele alguns dias antes de Pessach coloque ele no freezer e só descongele na véspera de Pessach, e mesmo assim depois disso mantenha ele na geladeira e só retire para as refeições. Caso ele tenha ficado fora da geladeira e começado a fermentar não se preocupe, ele não virou “chametz” ! (sendo que chametz só é a fermentação dos cinco cereais  trigo aveia centeio cevada e espelta)

image[2]

RECEITAS PARA PÊSSACH –  Por  Bátya odessa

BOLO DE FÉCULA DE BATATA PARA PÊSSACH 
Ingredientes:
8 ovos
2 Xícaras de chá bem cheias de açúcar ( COMETA / UNIÃO – ( Lista Verde BDK )
200 grs. de fécula de batata ( YOKI – Lista Bka)
Raspas de 1 limão
Açucar de confeiteiro – Opcional ( Dr OETKER – Lista Verde BDK )

Modo de Preparo :
*(Primeiramente, Verifique os ovos um a um em recipiente transparente, para ver se há alguma presença de sangue, caso haja, descarte o ovo)
Bata as claras em neve e reserve.
Bater as gemas na batedeira, acrescentar o açúcar peneirado e continue batendo até ficar uma massa clara. Sempre batendo vá adicionando a fécula de batata peneirada, e em seguida as raspas do limão*( Verifique se há na casca do limão alguma presença de manchas escuras,arredondadas em formato de virgula;Se ao raspa-las com o dedo, ou com o auxílio de uma faca elas se desprenderem facilmente, é sinal de infestação externa.As manchas que não se desgrudarem, são defeito natural da fruta.Lave bem o limão antes de corta-lo e utiliza-lo) e a baunilha. Depois misture delicadamente as claras em neve .
Colocar numa forma untada com manteiga, de preferência a que sai o fundo e levar ao forno a 180° por cerca de 40 minutos ou até ao teste do palito…. Peneire açucar de confeiteiro para decorar (Opcional )

*( PARA A VERSÃO CHOCOLATE: Acrescente ao preparo 3 colheres de chocolate do Frade ( Lista Verde BDK)

NOQUE DE BATATA PARA PÊSSACH  * (As receitas que usam farinha de Matza são para o último dia de Pessach quando todos misturam Matza com líquidos )
Ingredientes:
1 kg de batatas grandes
. 1 gema levemente batida
. 1 xícara (chá) de farinha de matsá passada pela peneira
. 1/2 kg de cebola picada em cubinhos
. 2 colheres (sopa) de azeite ( CARBONELL / TORDESILHAS – ( Lista Verde BDK )
. Sal a gosto ( SAL REFINADO CISNE / SAL MARINHO JASMINE / SAL MARINHO VITÃO – Lista Verde BDK )

Modo de Preparo:
*(Verifique se as cebolas estão rígidas, se estiverem retire a primeira camada e as pontas , corte em rodelas finas . Caso as cebolas estejam com casca mole ou com folhas verdes saindo de dentro dela, deve-se separar todas as camadas e verifica-las contra a luz para ver se possuem larvas) Ponha a cebola em uma panela grande e regue com as 2 colheres de sopa de azeite. Leve ao fogo baixo e cozinhe até ficar na cor de caramelo dourado! E vá mexendo bem lentamente para não queimar.
Enquanto isso*( Verifique as batatas , se houverem manchas retire as partes afetadas e veja se não há tuneis embaixo das mesmas,Corte-as em rodelas grossas.Lave bem os pimentões e corte-os próximo as folhas, observe se não há presença de furos ou ,abra-os ao meio e verifique se há presença de larvas) descasque as batatas, corte em pedaços e leve para cozinhar em uma panela grande com água e um pouco de sal até ficarem macias.
Escorra e passe-as por um espremedor de batatas. Deixe as batatas espremidas até esfriarem completamente sobre uma superfície limpa.
Abra um buraco no centro,*( Verifique o ovo em recipiente transparente, para ver se há presença de sangue, caso haja , descarte o ovo) coloque a gema, o sal . Junte aos poucos a farinha e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para deixá-la homogênea.
Lave as mãos, seque-as e enfarinhe com farinha de matzá a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços na diagonal. Disponha os nhoques sobre assadeiras polvilhadas com farinha de matzá para não grudar.
Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e ponha em um refratário. Regue com um fio de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos.
Sirva com a cebola dourada.

* (Você também pode servir com o molho de sua preferência)

ROCAMBOLE
Ingredientes:
6 ovos separados
6 colheres (sopa) de açúcar ( COMETA / UNIÂO – ( Lista Verde BDK )
6 colheres (sopa) de fécula de batata (YOKI – Lista Bka)
geleia de sua preferência

Modo de Preparo:
*( Verifique os ovos um a um, em recipiente transparente, para ver se há presença de sangue, caso haja , descarte o ovo) Bata as claras em neve, acrescente o açúcar peneirado e uma gema por vez e continua batendo. Por último misture a fécula vagarosamente. Forre uma fôrma grande retangular com papel manteiga e despeje a massa. Depois de assar por 20 minutos retire do forno e coloque a assadeira quente por cima de uma toalha molhada para ajudar a soltar o bolo. Espalhe açúcar num pano de prato (um pouco maior que a assadeira) e vire o bolo por cima. Retire o papel. Enrole o pano junto com o bolo para dar-lhe a forma enrolada. Depois de esfriar, desenrole e espalhe a geleia de sua preferência.

KUGUEL DE BATATA E FRANGO
Ingredientes :
4 Batatas grandes
4 Cenouras
4 Ovos 
400g de peito de frango cozido e desfiado com temperos a gosto. 
Sal a gosto ( SAL REFINADO CISNE / SAL MARINHO VITÃO – Lista Verde BDK )
Modo de Preparo :
*(Lave bem as batatas e verifique se há presença de manchas escuras observe se não há presença de túneis debaixo das mesmas). *( Verifique os ovos em um recipiente transparente para ver se há presença de alguma mancha de sangue, se houver, este ovo deve ser descartado pois não encontra-se adequado para o consumo) Bata as claras em neve e reserve.Cozinhe as batatas e as cenouras em água e sal. Amasse as batatas. Corte as cenouras em cubos e junte as batatas. Acrescente à mistura o frango cozido e desfiado, adicione a s gemas e o sal.Por ultimo coloque as claras batidas em neve. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja dourado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s