Sefirat HaÔmer

Sefirat HaÔmer

contagem

Quarenta e nove dias separam Pêssach de Shavuot. Mas esse período de sete semanas não é algo comum. É na verdade um elo que une estas duas festas. Cada um desses dias é contado em ordem progressiva. Em cada uma destas quarenta e nove noites, cada judeu deve recitar uma bênção especial (encontrada no Sidur, livro de orações) e, em seguida, verbaliza o número do dia.

Essa contagem, chamada “Sefirat Ha’Omer” (a Contagem do Ômer), expressa a vontade e expectativa de cada judeu em receber a Torá em Shavuot, quarenta e nove dias depois de vivenciar a libertação celebrada em Pêssach. Este período é um momento de refinamento e introspecção pessoal em preparação ao recebimento da Torá

O mandamento da contagem do Ômer encontra-se na Torá, no livro Vayicrá (23:15): “E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiveres trazido o “ômer” da movimentação; sete semanas completas serão.”

O ômer era uma medida (cerca de dois quartos) de cevada que os judeus levavam como oferenda ao Templo Sagrado de Jerusalém, no segundo dia de Pêssach e contavam então a partir daí, cada dia do ômer, culminando no dia 6 de Sivan, Shavuot.

Mesmo após a destruição do Templo esta tradição da contagem do ômer continua sendo realizada até hoje.

Quando contamos?

O Ômer é contado a partir da segunda noite de Pêssach até a noite anterior a Shavuot. É melhor contar o Ômer ao anoitecer, logo após a prece noturna. Porém, pode-se contar a qualquer hora durante a noite.

Após o pôr-do-sol, a pessoa deve evitar dizer: “Hoje é o …. dia” antes de recitar a bênção – por exemplo, em resposta a alguém que pergunta – pois se o fizer, ele já terá cumprido sua obrigação. Se, no entanto, ele apenas disse o número de dias sem começar com “Hoje é…”, não cumpriu sua obrigação e pode recitar a bênção. Mesmo assim, é melhor responder com o número de dias contados no dia anterior.

Quem Se Esqueceu de Contar

Se alguém se esqueceu de contar à noite, pode contar durante o dia sem uma bênção, e pode contar com bênção nas noites subsequentes. Se ele se esqueceu de contar durante o dia também, deve contar no restante das noites sem uma bênção. Se a pessoa estiver em dúvida sobre se contou ou não na noite anterior, e não contou durante o dia, pode continuar contando com uma bênção. Antes de contar o Ômer, a pessoa não deveria começar a comer (nem mesmo uma refeição leve) dentro de meia hora antes do crepúsculo.

Como Contamos

O chazan recita a bênção e conta o Ômer, seguido pela congregação. O Ômer é contado de pé. Enquanto conta o Ômer, tenha em mente: a Sefirá correspondente daquela noite; uma palavra do Salmo: “Que D’us seja gracioso…”; uma letra do versículo “As nações se rejubilarão”; e uma palavra de “Nós imploramos a Ti” (conforme indicado em hebraico).

Acesse o link para fazer a contagem do dia:

http://www.pt.chabad.org/holidays/sefirah/omer-count_cdo/jewish/Conte-o-mer-de-Hoje.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s