PÊSSACH SHENI – Este ano 22/05/2016

pesachsheni

O que é

Um ano após o êxodo do Egito, o povo judeu fez a oferenda de Pêssach no décimo quarto dia do mês de Nissan. Mas nem todos os judeus puderam realizá-la. A escritura relata: “Havia alguns homens que estavam ritualmente impuros (pelo contato com mortos) e incapazes de preparar a oferenda de Pêssach naquele dia. Aqueles disseram: ‘Por que deveríamos ser privados de fazer a oferenda do Senhor no seu tempo marcado entre os filhos de Israel?’ Moshê respondeu: ‘Aguardem, e eu ouvirei o que o Senhor ordenará a respeito de vós’. D’us falou a Moshê: ‘Se qualquer pessoa de vós ou de vossas gerações futuras estiver ritualmente impura ou numa jornada distante, ainda assim fará a oferenda de Pêssach ao Senhor. Deverá efetuá-la no décimo quarto dia do segundo mês’…”

É dada uma nova oportunidade àquele que não ofereceu o sacrifício de Pêssach no tempo certo – 14 de Nissan – para fazê-lo no dia 14 de Iyar, data denominada de Pêssach Sheni, o Pêssach do segundo mês, no qual costuma-se, hoje em dia, comer um pedaço de matsá.

Nada é Irrecuperável

Embora o Pêssach Sheni fosse instituído para aqueles que não podiam ofertar o sacrifício de Pêssach no seu tempo certo, porque estavam impuros ou encontravam-se em locais distantes, o seu conceito se aplica a todos os judeus em todos os tempos – mesmo agora, quando o sacrifício de Pêssach não pode ser ofertado.

Uma lição clara de Pêssach Sheni é que um judeu nunca deve perder a esperança. Nas palavras do Rebe anterior: “A idéia de Pêssach Sheni é de que ‘nada é irrecuperável’; sempre podemos retificar nosso comportamento. Mesmo alguém que estava ritualmente impuro ou ausente numa jornada distante – mesmo que voluntariamente – pode reabilitar-se.”

Um judeu é intrinsecamente bom; sua alma é uma parte da centelha Divina. O pecado é uma antítese, completa da sua natureza. Se ele chega a transgredir, isto é uma anomalia que não pode tocar o seu “eu” essencial. O judeu pode estar temporariamente impuro, mas sua essência, é dos níveis mais elevados. Assim, nenhum pecado, nenhuma omissão do serviço a D’us, é irreversível. Um judeu pode sempre voltar à sua identidade real.

Pêssach é a única festividade que concede uma segunda chance, e isto porque Pêssach marca o nascimento da nação judia. O êxodo do Egito foi o início de um processo que culminou com a Outorga da Torá – a transformação dos judeus numa nação da Torá. Já que a oferenda de Pêssach está ligada com o êxodo, sua omissão significaria que o êxodo não foi completo. D’us por isto quis que cada judeu, mesmo aquele que deliberadamente não ofertou o sacrifício de Pêssach da primeira vez, ganhasse a oportunidade de fazê-lo – pois se não há nascimento, não há existência. A identidade da Torá estaria ausente.

Uma segunda chance… para todos!

Embora alguém possa ter cumprido Pêssach da melhor maneira possível, precisa “cumprir” Pêssach Sheni. Existem vários graus de pureza e impureza rituais e o judeu deve almejar elevar-se a novos níveis de pureza, construindo um novo santuário.

Este é o verdadeiro significado de Teshuvá, retorno a D’us. Mesmo uma pessoa que nunca pecou deve se esforçar para aproximar-se mais de D’us, e desde que D’us é infinito, um judeu pode elevar-se cada vez mais em sua apreensão da Divindade.

Sendo que na Sefirat Haomer não costumamos ouvir música instrumental mas podemos ouvir músicas cantadas, muitos cantores judeus religiosos fizeram álbuns inteiros de música Judaica somente cantadas para vocês. Clique nos links abaixo para ouvir .

‎‫שירים לימי ספירת העומר- ווקאלי‬‎

‎http://www.youtube.com/playlist?list=PLU8CUsreykVwLGOHkFRXC3UYEzj6Hliqh

‎‫שירים ווקאלים לספירת העומר‬‎: http://www.youtube.com/playlist?list=PL7umODIZfbWGVfI6dDtYbUK5o3uwmF4d_

Um comentário sobre “PÊSSACH SHENI – Este ano 22/05/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s