Bar e Bat Mitzvá 

Quando um menino Judeu faz 13 anos ele se torna apto a cumprir todos os mandamentos da Torá, por isso , antes dos 13 ele faz um “curso de Bar Mitzvá” ,ou seja, uma revisão geral das Mitzvót (Mandamentos Divinos) relacionadas aos homens. As meninas fazem o “Bat Mitzvá” com 12 anos (de novo as mulheres na frente!!!) E fazem um”curso de “Bat Mitzvá” , ou seja, uma revisão de todos os Mandamentos Divinos relacionadas às mulheres. A leitura do Sefer Torá na sinagoga é um mandamento dos meninos. Estou colocando aqui um link gratuito para aprender a ler na Torá  http://www.ben13.co.il/ 

 A Parashá que será lida no dia do Bar Mitzvá deve ser a Parashá da semana em que o menino nasceu. O conversor de datas com esses dados se encontra na página “Calendário e Festas Judaicas” (para usar este link você deve saber ler em hebraico, não precisa entender as palavras). Qualquer dúvida entre na página ” Pergunte ao Rabino” e deixe a sua pergunta.

Os sinais de música da leitura da Torá que são na verdade a pontuação da Torá chegaram à nós desde Moshe Rabeinu. O Midrash nos conta que quando Hashem disse para Moshe que ele iria falecer naquele dia, Moshe escreveu  treze Sifrei Torá , um para cada tribo e um para ficar guardado na arca como referência de correção para qualquer Sefer Torá que fosse escrito depois. Existem opiniões se naquele dia ele escreveu tudo milagrosamente ou terminou os Sifrei Torá que já tinha escrito unindo os pergaminhos . Tem quem diz que esse Sefer Torá que ficava na arca era lido pelo Cohen Gadol no Beit Hamikdash no dia de Yom Kipur. 

Os sinais de música ashkenazim podem ser aprendidos nesse link