Yom Tov

Os feriados judaicos são chamados de Yomim Tovim (Yom Tov, no singular). Eles sempre começam ao por do sol – que é quando o “dia” judaico começa. Portanto, as datas especificadas no final deste texto são para essas tardes, e o feriado se estende do pôr do sol até o crepúsculo do próximo dia.

Durante esses dias, nos feriados determinados pela Torá (à exceção de Chanucá, Purim, Tu Bishvat e Lag Baômer) devem ser respeitadas todas as leis (melachot) que vigoram para santificar o Shabat, à exceção de três delas: é permitido transportar objetos em via pública, especialmente se eles vão servir para a preparação da refeição festiva daquele dia; é permitido cozinhar para as refeições daquele dia especificamente e, portanto, é permitido passar o fogo, a partir de uma chama piloto, ou seja, uma chama pré-existente, como a de uma vela de um, dois ou sete dias, por exemplo.

Mas, cuidado! Como todas as melachot que vigoram no Shabat valem também para Yom Tov, fazer fogo só é permitido se a intenção for cozinhar. Se, por exemplo, você possui sistema de aquecimento a gás em sua casa e toda a vez que ligar a água quente acionará a chama piloto do aquecedor, não poderá acioná-lo, para não infringir na melachá de fazer fogo (mav’ir) ou na de apagar o fogo (mechabê).

Um comentário sobre “Yom Tov

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s